Ecocardiograma Transesofágico

Exames

Objetivos

O ecocardiograma transesofágico compreende um procedimento ultrassonográfico em que é inserida uma sonda pelo esôfago, sob anestesia local da orofaringe. É um método complementar ao ecocardiograma transtorácico e de suma importância, pois possibilita elucidar diagnósticos e alterações funcionais e estruturais.

Duração

Aproximadamente 1 horas.

Preparação

Jejum de 6 horas e, em caso de sedação profunda ou anestesia geral, jejum de 8 horas. Caso o exame seja realizado pela manhã, recomenda-se não consumir qualquer alimento líquido ou sólido a partir da meia-noite da noite anterior. Caso seja pela tarde, medicações e pequenas porções de alimentos podem ser consumidas, respeitando o intervalo de jejum.

É necessário levar uma lista completa e atualizada das medicações em uso e ir acompanhado para o exame, uma vez que não poderá conduzir veículos após o procedimento.

O exame

O procedimento será explicado passo a passo ao paciente. Primeiramente, o paciente é sedado localmente e em seguida é introduzido um gel lubrificante e uma sonda (fino tubo flexível) pela boca e descendo pelo esôfago. Imagens de ultrassom são feitas no período de 5 a 15 minutos. Logo após, a sonda é removida e o paciente permanece sob observação durante 30 minutos à 1 hora. O efeito da anestesia pode permanecer nas primeiras horas posteriores ao exame. Por isso, recomenda-se evitar realizar tarefas que exijam atenção, como dirigir veículos, e manter jejum por 2 horas posteriores ao exame. 

Acompanhamento e efeitos secundários

O paciente pode sentir dor de garganta leve por 24 a 48 horas após o exame. É um procedimento seguro e de baixo risco. Dentre as complicações, podem ocorrer sangramento e lesões no esôfago e pequenas variações na oxigenação e no ritmo cardiaco.