Ecocardiograma com Stress Farmacológico

Exames

Objetivos

O ecocardiograma sob estresse farmacológico é um exame de ultrassom por meio do qual se avalia a função do coração em repouso e em esforço máximo. Para a função cardíaca trabalhar no seu máximo, utilizam-se drogas, como a dobutamina ou dipiridamol (Persantine®), que possibilitam a contração do músculo cardíaco no seu ápice e sem a necessidade do paciente se submeter à esteira ergométrica ou outras atividades físicas.

Duração

Aproximadamente 1 hora.

Preparação

Jejum de 4 horas.

Dieta sem cafeína nas 48 horas que antecedem o exame. Obs.: a cafeína é uma substância encontrada no chá, chocolate, café, refrigerantes e bebidas energéticas.

Com autorização do médico de tratamento, o paciente deve suspender os seguintes betabloqueadores 48 horas antes do exame:

  • Acebutolol (Sectral®);
  • Atenolol (Tenormin®);
  • Bisoprolol (Monocor®);
  • Carvedilol (Coreg®);
  • Metoprolol (Lopressor®);
  • Nadolol (Corgard®);

Com autorização do médico de tratamento, o paciente deve suspender os seguintes bloqueadores dos canais de cálcio 48 horas antes do exame:

  • Diltiazem (Cardizem®, Tiazac®);
  • Verapamil (Isoptin®, Chronovera®);

No dia do exame, é necessário que o paciente leve a lista completa e atualizada das medicações em uso.

O exame

O exame é feito com o paciente deitado. Durante o exame a medicação é administrada gradualmente em etapas. O exame é realizado dispondo o ultrassom em diferentes posições e angulações no tórax do paciente. Durante o procedimento, é monitorada a frequência cardíaca, pressão arterial, ritmo cardíaco, oxigenação sanguínea e feito eletrocardiogramas a cada dose da medicação administrada. Ao concluir o exame, o paciente mantém-se em repouso por 30 minutos e, depois de 1 hora, pode continuar com as atividades diárias, sem restrições dietéticas e medicamentosas.

Acompanhamento e efeitos secundários

O ecocardiograma sob estresse farmacológico é um procedimento seguro e comprovado cientificamente em pólos hospitalares à nivel internacional. Os efeitos colaterais serão explicados antes do exame e consistem em: palpitações, nauseas, formigamento na face, elevação da pressão arterial, dor de cabeça e dor no peito. Em relações aos efeitos adversos, é preciso compreender que são raros e diagnoscados precocemente. 

2D Stress

2D ST

CMQ Stress